• O Canal da Lili

Secretaria de Agricultura e Abastecimentosinaliza criação de mais hortas urbanas


Secretária Nancy Thame com o voluntário José Fernandes e o presidente da Associação de Moradores do Jardim Oriente, Neto Brione - Imagem: Crédito: Divulgação

Nessa terça-feira (16), a secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, visitou a horta comunitária do bairro Jardim Oriente, para ouvir demandas dos responsáveis pelo espaço. Criada em 2018 pela Associação de Moradores, a horta possui alimentos como alface, almeirão, rúcula, cebolinha, salsinha e outros.


Do total produzido, 50% é comercializado a baixo custo para os moradores e o restante é distribuído para alunos da escola estadual do bairro e para o Projeto Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), de acordo com o presidente da associação, Neto Brione.


Segundo levantamento preliminar da Sema, somente em terrenos particulares Piracicaba soma 56 hortas urbanas cadastradas. A agricultura urbana é um dos programas abordados no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que está sendo atualmente implantado pela secretaria.


Para Nancy Thame, investir nesses espaços se torna fundamental neste momento, visto que as comunidades estão com interesse em valorizar a economia local e ajudar na produção do próprio alimento. “Queremos estimular a criação de mais hortas urbanas como essa em Piracicaba, o que traria mais economia e maior qualidade de vida à população, além de proporcionar a recuperação de espaços degradados e sem utilização no município”, ressalta a secretária.


Na horta do Jardim Oriente, o aposentado João Fernandes é o principal voluntário e ajuda no projeto desde o início. “Eu gosto é de plantar”, conta. Com seus 76 anos, João chega a passar quase o dia todo cuidando da plantação. “Isso me dá vida. Prefiro plantar do que passar o dia inteiro dentro de casa”, diz.



Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com