• O Canal da Lili

Causas animais são pauta de reunião de vereadora com a GCM e o Pelotão Ambiental

A vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci (REP) segue em reuniões para aprimorar a legislação ligada ao bem-estar animal e desenvolver ações que inibam os maus-tratos. Recentemente, os encontros foram com a Guarda Civil Municipal e o Pelotão Ambiental. A sugestão dada pelo comandante da GCM, Sidney Miguel Nunes, é que a parlamentar elabore uma palestra instrutiva aos servidores das duas corporações.


Vereadora Alessandra elogiou a atenção que recebeu através da GCM e do Pelotão Ambiental - Imagem: Assessoria parlamentar

"Temos muitos guardas que não puderam estudar a legislação municipal aplicada ao bem-estar animal. Pretendo pensar no formato, mas penso em levar um delegado e um advogado da causa animal", afirma. "O importante é que todos saibam agir, a partir de uma determinada situação, e respeitando o que está na lei", complementa a vereadora, que ainda analisa as datas e locais para oferecimento das palestras, como também os convidados.


Alessandra observa que lida diariamente com os casos de abandono e maus-tratos e vê muitas dificuldades em algumas questões, como a forma de transmitir as denúncias ao Pelotão Ambiental e GCM. Segundo ela, os propósitos das duas reuniões foram o de que a cidade tenha "o melhor amparo desses órgãos e para que as parcerias sejam ampliadas".


Ela também cita que teve a intenção de se aprimorar no aspecto da legislação vigente e das atribuições no município por essas instituições públicas. "Discutimos nas reuniões de que forma essas leis precisam ser melhoradas", contextualiza.


Sua equipe tem estudado a realidade de outros municípios, como Curitiba, Florianópolis e São Vicente. "Falta uma lei mais ampla, que acolha e proteja, para que os maus-tratos sejam inibidos. É algo complexo e que precisa ser bem feito, do contrário as pessoas continuarão cometendo os crimes. Nossa cidade pode ser modelo e temos estruturas que podem nos levar a esse caminho."


Uma das preocupações da vereadora está na punição dos que ainda soltam fogos de artifício na cidade, o que é proibido por lei municipal. Para este caso, ela defende a aplicação de punições. "Como existem três viaturas apenas, dificilmente conseguiremos inibir a prática dos fogos", observa.


Ao fazer um balanço dos encontros, Alessandra elogiou a atenção que lhe foi dada na GCM e no Pelotão Ambiental, onde foi recebida pela veterinária Mariana Ricciardi e pelo subinspetor José Antonio Mendes de Matos. "Tivemos as portas abertas para que tudo melhore na cidade e que a lei seja aplicada. Temos leis e trabalharei para que elas sejam aprimoradas, assim como para que estes órgãos possam atuar da melhor forma possivel, cumprindo a legislação e ainda orientando a população", ressalta a vereadora.


ENCONTROS

Desde o início do mandato, Alessandra tem promovido uma série de reuniões, por defender a sinergia entre representantes do Executivo e Legislativo, protetores e a sociedade civil como um todo. Além de ter iniciado um Censo Animal e apresentado a proposta de criação do Fórum de Defesa dos Animais, ela se reuniu com o secretário de Saúde, Filemon Silvano, e conversou com representantes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).


Com a iniciativa privada, ela pretende buscar alternativas para custear o projeto Vida além das Grades, no próprio CCZ, para que cães e gatos reabilitados pelo órgão da Prefeitura fiquem soltos e tenham um local adequado para se desenvolverem e serem encaminhados para adoção. A vereadora defende ainda implantação de um novo modelo de castração, uma nova política para incentivar as adoções na cidade e a instalação de um Departamento de Bem-Estar Animal.



Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com