Campanha Outubro Rosa: exames preventivos salvam vidas!

Por: Eliana Teixeira


Mais do que nunca todas as ações – públicas e privadas - que envolvem a Campanha Outubro Rosa são mais que necessárias para a prevenção do câncer de mama. Por causa da pandemia do novo coronavírus, com receio da contaminação, muitas pessoas evitam procurar serviços médicos, o que não é recomendado, principalmente, quando se trata de prevenção a doenças. Em relação ao câncer de mama, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), em 2020, a estimativa é de 66.280 novos casos.


O Canal da Lili também está no Outubro Rosa - Imagem: Divulgação

Segundo dados do Inca, em 2018, o Brasil registrou 17.763 mortes por câncer de mama, sendo 17.572 mulheres e 189 homens, lembrando que a doença também pode acometer o gênero masculino. E somente o diagnóstico precoce pode diminuir o número de mortes. Neste mês, campanhas de órgãos públicos e da iniciativa privada – O Canal da Lili (www.ocanaldalili.com) também está no Outubro Rosa - lembram da importância do diagnóstico precoce, como o autoexame, que pode ser realizado por qualquer pessoa, bem como os exames preventivos que precisam ser feitos em serviços médicos.


Existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). É preciso observar sintomas suspeitos e procurar o serviço médico. Segundo o Inca, são considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama e de referência urgente para a confirmação diagnóstica: qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos; nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual; nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade; descarga papilar sanguinolenta unilateral; lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos; homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral; presença de linfadenopatia axilar; aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja; retração na pele da mama; mudança no formato do mamilo.


CÉLULAS ANORMAIS


O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.



Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com