• O Canal da Lili

Câmara de Piracicaba arrecada arroz e feijão em parceria com o Banco de Alimentos


A ideia é do vereador Josef Borges com apoio do presidente da Casa, Gilmar Rotta - Imagem: Crédito: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Piracicaba quer mobilizar seus servidores, vereadores e sociedade em geral para uma campanha de arrecadação de alimentos, mais especificamente arroz e feijão, que serão destinados ao Banco de Alimentos de Piracicaba. A ideia partiu do vereador Josef Borges (SD), que recebeu o apoio e autorização do presidente da Casa, Gilmar Rotta (CID) para que o Legislativo seja um ponto de arrecadação. Os interessados em doar arroz e feijão para o Banco de Alimentos podem levar os mantimentos até a Câmara de Vereadores, das 8h às 17h.


O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar que objetiva arrecadar e captar doações de alimentos não-perecíveis, e repassá-los às instituições sociais, sem fins lucrativos, inscritas nos CMAS (Conselhos Municipais da Assistência Social) e CMDCA (da Criança e do Adolescente).


São mais de 1.300 famílias atendidas pelo do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), através do Banco de Alimentos. Para o mês de fevereiro, o Banco de Alimentos tem apenas 40% de arroz necessário para atender a demanda dessas famílias e o estoque de feijão está zerado.


De acordo com a coordenadora de projetos do Banco de Alimentos, Tatiane Moral Scaglione Stella, as doações sempre diminuem nos primeiros meses do ano, o que levou a presidente do Fussp, Andrea de Almeida, a lançar uma campanha na cidade para sensibilizar os piracicabanos a doar para o serviço, uma vez que os pedidos de ajuda aumentam a cada dia.


Em 2020, foram atendidas mais de 15 mil famílias, sendo 9 mil encaminhadas pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e outras 6 mil informais que ficaram sem renda ou emprego por causa da pandemia da Covid-19. Essa demanda continua crescendo em 2021 e todos os atendimentos estão sendo realizados pelos Cras, que cadastram as famílias necessitadas e encaminham para o Banco de Alimentos.


“Estamos passando por uma situação crítica de desemprego e muitas pessoas estão carentes de alimentos básicos. Durante minha visita ao Banco de Alimentos, no dia 9 de fevereiro, constatei o estoque muito baixo, então propus ações para ajudar esse projeto que doa cestas básicas para famílias e também procurei o presidente da Câmara, Gilmar Rotta, para sugerir a participação do Legislativo na campanha do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba”, disse o vereador Josef Borges.


Para o presidente da Câmara, Gilmar Rotta, é fundamental a colaboração de todos nesse momento difícil que as famílias em situação de vulnerabilidade social enfrentam com o desemprego e a pandemia da Covid-19.


COMO DOAR

As doações de arroz e feijão podem ser entregues na Câmara de Vereadores de Piracicaba, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Locais de arrecadação: Prédio Principal - Rua Alferes José Caetano, 834; Prédio Anexo - Rua do Rosário, 833; Prédio Anexo - Rua São José, 547.

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com