Museu Prudente recebe lançamento de livro e cartilha sobre cinema

O Museu Prudente de Moraes recebe neste sábado (5), às 20h, o lançamento do livro A Aventura de Fazer Cinema com Recursos Mínimos e da cartilha Todas as Artes Integradas pelo Cinema, ambos de autoria do arquiteto e cineasta Lauro Pinotti. Os materiais compõem o projeto homônimo à cartilha, contemplado pelo ProAc Municípios, com financiamento do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, Fundo de Apoio à Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais. A entrada é gratuita.

Alguns exemplares do livro e da cartilha serão distribuídos ao público presente na solenidade. O projeto Todas as Artes Integradas pelo Cinema tem como objetivo evidenciar uma iniciativa que teve seus primeiros passos em 1985 e atingiu seu ápice entre os anos de 2010 e 2017, quando se estabeleceu como um movimento cultural realizado em Piracicaba, por meio do qual foram viabilizados 12 filmes de longa-metragem. “Por se tratar de uma cidade do interior, distante dos grandes centros e sistemas nacionais de produção, esse movimento cultural realizado aqui merece um grande destaque, ao envolver artistas, técnicos e amantes do cinema”, afirma Lauro Pinotti.


Com 624 páginas e 400 cópias impressas, o livro A Aventura de Fazer Cinema com Recursos Mínimos reúne conteúdo em diferentes linguagens e transita por textos em primeira e em terceira pessoa, em que é abordado o processo de pesquisa e da produção do autor, ligado ao projeto Minha Hollywood é Aqui.


Já a cartilha Todas as Artes Integradas pelo Cinema é uma referência rápida e ilustrada sobre as questões teóricas básicas do cinema, que tem como público-alvo jovens estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, com fácil assimilação, inclusive, ao público em geral. Parte de suas 1.500 cópias será destinada a escolas e bibliotecas, para democratizar tal conteúdo educativo. Há versões digitais dos materiais disponíveis para download no site oficial do projeto, além de uma versão fonada da cartilha, disponível no Youtube, voltada a deficientes visuais. O endereço virtual é www.lauropinotti.com.br.


SARAUS


O projeto promoverá ainda a realização de saraus no Museu Prudente de Moraes nos dias 11, 18, 25 de outubro e 1º de novembro, sempre a partir das 19h. Em cada sarau, será exibido um filme de autoria de Lauro Pinotti, produzido por meio do movimento cultural, seguido por um debate com o cineasta. A programação completa pode ser conferida por meio do site: www.lauropinotti.com.br.


SERVIÇO


Lançamento do livro A Aventura de Fazer Cinema com Recursos Mínimos e da cartilha Todas as Artes Integradas pelo Cinema, de Lauro Pinotti, e abertura de exposição do projeto: neste sábado (5), às 20h, no Museu Prudente de Moraes, à rua Santo Antonio, 641, no Centro de Piracicaba). Entrada gratuita.

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com