Hemonúcleo realiza Semana do Doador de Sangue entre os dias 19 a 24

O Hemonúcleo Piracicaba relaiza a Semana do Doador de Sangue, entre os dias 19 a 24 de novembro. De acordo com Kelly Cristina Borges, assistente social do Hemonúcleo, mesmo no feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima terça-feira, 20, o atendimento será normal, das 7h30 às 13 horas. No sábado, 24, dia de encerramento da campanha, o atendimento será das 7h30 as 12 horas.

Para doar sangue é preciso: ter entre 18 e 69 anos de idade (são aceitos candidatos com 16 e 17 anos, com consentimento formal e presencial do responsável


A Semana do Doador acontece em decorrência da comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue, que é celebrado no dia 25 de novembro. De acordo Kelly Cristina, o objetivo é lembrar a importância da doação de sangue, homenageando os doadores por meio de uma confraternização. Na sexta-feira, 23, haverá apresentação do Trio Amigos Solidários, com participação da cantora Lara Pedrozo. No sábado, 24, será a vrz da banda Rota Nacional.

QUEM PODE DOAR - Para doar sangue é preciso: ter entre 18 e 69 anos de idade (são aceitos candidatos com 16 e 17 anos, com consentimento formal e presencial do responsável legal); maiores de 60 anos não podem realizar doação pela primeira vez; pesar, no mínimo, 50 quilos; não estar em jejum e apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 3 horas; estar descansado; não ter fumado até duas antes e duas horas depois da doação. Para doação é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, preferencialmente o RG ou CNH, e a informação do endereço completo, inclusive o CEP.

NÃO PODE DOAR – Não pode doar sangue quem: estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portador de sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de Chagas; for alcoolista crônico, ou tiver ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas (prazos inferiores e consumo de pequenas quantidades, devem ser avaliados pelo profissional da triagem); tiver sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis; com história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas; tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses; estiver grávida, em período de até 3 meses pós-parto, ou se estiver amamentando.

ORIENTAÇÕES – Quem estiver tomando medicamentos, ou tiver tomado vacina recentemente, ou em tratamento médico, deve procurar orientação antes da doação. O intervalo para doações para homens é de 60 dias (máximo de 4 vezes nos últimos 12 meses). Para mulheres, o intervalo é de 90 dias (máximo de 3 vezes nos últimos 12 meses).

SERVIÇO – Hemonúcleo Piracicaba: (19) 3422-2019. Hemocentro Campinas: 0800-722-8432 e e-mail (hemocentro@unicamp.br).

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com