Pinacoteca Municipal Miguel Dutra oferece I Workshop de Aquarela

Os aficionados pela técnica podem preparar os pinceis para o I Workshop de Aquarela, da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, que acontece nesta sexta-feira, 9, e no sábado, 10, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, para artistas e interessados em geral. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira, 8, com o preenchimento da ficha disponível no site www.piracicaba.sp.gov.br ou diretamente na galeria de artes, na rua Moraes Barros, 233, no Centro. A participação é gratuita.

O artista plástico Norberto Storie ministra o I Workshop de Aquarela


Segundo o artista plástico e ministrador do workshop, Norberto Stori, a oficina, realizada em dois dias, terá aulas práticas complementadas por teoria e trabalhos desenvolvidos individualmente, a partir do estímulo à sensibilização e criatividade em relação aos processos da aquarela. “As aulas serão norteadas pela história dessa técnica, desde as primeiras pinturas sobre pergaminho de Albrecht Dürer (1471-1528), com a poética e praxis e o objetivo de tomar consciência, do pensar e do sentir a aquarela na cultura ocidental”, explica.

Para participar, os interessados deverão levar pincéis de cerdas macias; aquarela, papel canson (ou apropriado para aquarela); dois potes para água, papel absorvente (papel toalha ou higiênico) e godê (exemplo, forma de gelo branca). A técnica de pintura é conhecida por permitir que os pigmentos se encontrem suspensos ou dissolvidos em água e assim, transforme os vários suportes utilizados em obras de arte. Como diz a canção de Toquinho, “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo”, a aquarela se resume em cores e pinturas que se voltam para os públicos de todas as idades.

Norberto Stori é formado em Desenho e Plástica pela Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações da Fundação Armando Álvares Penteado. É livre docente em Artes Visuais, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista/Unesp, mestre doutor pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/Instituto de Artes da Unesp. Stori é professor titular do Programa de Pós-Graduação Educação, Arte e História da Cultura/CEFT e atua como professor adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Participou de Bancas de Livre Docência, cursos de Lato Sensu/orientações de monografias. Possui prêmios em Salões de Artes e realizou várias exposições individuais, coletivas, bienais, trienais de arte nacionais e internacionais.

SERVIÇO – Workshop de Aquarela: sexta-feira, 9, e sábado, 10, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Inscrições quinta-feira, 8, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, à rua Moraes Barros, 233, no Centro. Participação gratuita. Mais informações: (19) 3433-4930.


FOTO: Divulgação

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com