Exposição fotográfica reúne aves raras registradas no Rio e em São Paulo

O Centro Cultural Martha Watts, em Piracicaba, abre, nesta sexta-feira, 5, a exposição Entre Aves, com fotografias feitas por Flavio Moraes em diferentes cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A curadoria é de Paulo Altafin e a vernissage, com presença do autor, está marcada para as 19 horas. A entrada é gratuita. A exposição reúne 30 fotografias feitas por Moraes ao longo dos últimos quatro anos, que retratam pássaros como o Surucuá-variado, muitos beija-flores, como o Estrelinha-ametista, além de corujas, tucanos e outras espécies. “A exposição reúne espécies raras e algumas até mesmo em extinção. Para conseguir fotografá-las, foi necessário estudar os hábitos desses pássaros, até para entender o seu universo. É um trabalho minucioso, que vai muito além de um simples clique”, afirma Flavio Moraes.

Surucuá-variado, uma das espécies raras registradas por Flavio Moraes


Os registros foram feitos em cidades como Parati e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Bofete, Gália, Monte Alegre do Sul, São Luiz do Paraitinga, Dourado, Peruíbe e Tapiraí, em São Paulo. Além disso, a maior parte do material foi registrada em Piracicaba, com destaque para o bairro rural Tanquã. As fotografias foram dispostas para a exposição em diferentes tamanhos, entre 20 cm por 20 cm até algumas que atingem 90 cm de largura.

Há ainda um registro disponibilizado em metacrilato, processo por meio do qual uma imagem é embutida entre duas placas de acrílico, um termoplástico transparente e resistente. “Por se tratar de uma coletânea de importantes momentos e muitos encontros com as aves, o objetivo é transmitir ao público um pouco dessa proximidade com a natureza que esse trabalho permite. Além disso, há o intuito de incentivar questões tão importantes, como a preservação das espécies e a consciência ambiental”, destaca o fotógrafo.

A mostra fica em cartaz no espaço cultural até o dia 26 de outubro, com visitação gratuita das 9 às 17 horas. Um dia após a abertura, no sábado, 6, o local estará disponível ao público das 10 às 14 horas, também com entrada gratuita.

Flavio Moraes fez registros fotográficos em cidades do Rio e São Paulo

AUTOR – Flavio Moraes é bacharel em Fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do Senac/São Paulo. Moraes é fotógrafo de música e teatro, com trabalho paralelo com fotografia de natureza, principalmente aves. Possui experiência com cobertura de grandes eventos, como Lollapalooza, Rock in Rio, Planeta Terra, SWU, Flip, Salão do Automóvel, São Paulo Fashion Week e Fashion Rio. É sócio-fundador da Agência 2, focada em fotografia de casamentos, decoração e grandes eventos, com a fotógrafa Amana Salles. Por meio de parceria com os artistas Fernando Saiki, Lourenço Mutarelli e Olavo Costa, Moraes desenvolveu um projeto de História em Quadrinhos (HQ) que mistura fotografia, cinema e artes gráficas, tendo seu primeiro trabalho, intitulado O Astronauta, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), do Governo do Estado de São Paulo, e publicado pela editora Zarabatana em 2010.

SERVIÇO - Exposição fotográfica Entre Aves, de Flavio Moraes e curadoria de Paulo Altafin – abertura: nesta sexta-feira, 5, às 19 horas, no Centro Cultural Martha Watts, à rua Boa Morte, 1257, no Centro de Piracicaba. Visitação: até 26 de outubro, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Neste sábado, 6, o espaço ficará aberto das 10 às 14 horas. Entrada gratuita. Mais informações, pelo telefone: (19) 3124-1889.


FOTOS: Flavio Moraes e Fran Camargo

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com