Circuito debate importância de tradições e costumes como patrimônios culturais

Dando continuidade à série cujo objetivo é discutir a valorização do patrimônio arquitetônico, cultural, histórico e natural de Piracicaba, a Corsi Arquitetura e o Sesc realizam nesta sexta-feira, 20, às 20 horas, o debate “Cultura em Discussão: Tradições e Costumes são um Patrimônio?”, que compõe a programação do Circuito Patrimônio em Discussão e acontece no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita, porém, os ingressos são limitados e é preciso se inscrever pelo link: https://bit.ly/2LfZuKz

Antônio Filogênio de Paula Junior (à direita) participa do debate


O debate conta com a participação de Moacyr Corsi Junior, Antônio Filogênio de Paula Junior e Marcos Monteiro Rabelo, que conversarão sobre a importância de resgatar e valorizar o patrimônio cultural imaterial e a memória cultural, além de potencializar o sentimento de pertencimento. Rafael Bitencourt será o mediador. “O intuito é dar voz às pessoas que trabalham com tradições e costumes, que são nossos patrimônios imateriais e debater os desafios encontrados nesse setor de grande importância para a cultura. São elementos de grande potencial para a economia criativa, além de agregar valor à imagem do município como cidade inteligente, quando tal questão é observada”, afirma Moacyr Corsi Junior.

PARTICIPANTES – Antônio Filogênio de Paula Junior é graduado em filosofia, mestre e doutorando em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e atua na Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), como programador cultural da Biblioteca Pública Municipal. Marcos Monteiro Rabelo é graduado em história, mestre em História da Arte pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e atua na superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em São Paulo. Moacyr Corsi Júnior é arquiteto e urbanista formado pela Unimep, com mais de 15 anos de experiência em restauro de patrimônios históricos, e apresentará o conceito do Patrimônio como marca e ferramenta para desenvolver a identidade de um lugar ou negócio. O mediador Rafael Bitencourt é jornalista formado pela Unimep, com pós-graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) e extensão em Administração Pública da Cultura pela UFGRS. É idealizador do projeto Educomunicação e Memória.

CIRCUITO – Iniciado em junho, o Circuito Patrimônio em Discussão é composto por quatro eventos, que acontecem até setembro. O objetivo é reunir proprietários de imóveis tombados e todos que se relacionam com esse setor de forma direta ou indireta, como investidores da área imobiliária, profissionais de turismo e cultura, restauradores, arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e estudantes. Os próximos encontros abordarão “Legalização de imóveis tombados: a importância do registro”, no dia 29 de agosto, e “O Patrimônio e o amanhã: perspectivas para o futuro”, em data a ser definida. Será realizada ainda a Jornada do Patrimônio, evento que consiste em uma visita guiada a patrimônios de Piracicaba. O Circuito Patrimônio em Discussão é realizado pela Corsi Arquitetura e Sesc, e conta com apoio do Instituto Terra Vida.

SERVIÇO - Debate “Cultura em Discussão: Tradições e Costumes são um Patrimônio?”, que compõe o Circuito Patrimônio em Discussão: nesta sexta-feira, 20, às 20 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Piracicaba, à rua Ipiranga, 155. A entrada é gratuita, porém, os ingressos são limitados e é preciso se inscrever pelo link: https://bit.ly/2LfZuKz. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-9292.


FOTO: Rafael Bitencourt

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com