Projeto Olhos Meus explora a dança acessível no Sesc Piracicaba

Nesta terça-feira, 5, o Sesc Piracicaba inicia projeto Olhos Meus, que pretende explorar o sentir da dança abrindo espaços para novas formas de percepções e de representações artísticas acessíveis. Tratar a inclusão e refletir sobre esta linguagem no universo das pessoas com deficiência é o principal objetivo do projeto que traz encontro e sensibilização para professores que atuam com alunos com deficiência, residência artística para dançarinos profissionais ou amadores.

Projeto trata a inclusão e reflexão sobre esta linguagem no universo das pessoas com deficiência


Todas as atividades serão mediadas pelos profissionais Anamaria Fernandes, dançarina coreógrafa, professora de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora artística da Companhia Cie Dana (BH); Oscar Capucho, artista com deficiência visual formado em Teatro na UFMG; e Duna Dias, estudante de Dança da UFMG e artista multitarefas do Grupo Contemporâneo de Dança Livre e de outros grupos.

A Sensibilização para educadores que atuam com alunos com deficiência propõe o compartilhamento de experiências de dança acessível, a exibição de filme documentário sobre dança e autismo, problematização do conceito de inclusão e reflexões que induzam novas maneiras de lidar com a diferença para a construção de um mundo não somente adaptado a todas as deficiências, mas fundado na beleza da singularidade de cada indivíduo. O encontro acontece nesta terça, às 9 horas, no Teatro do Sesc, grátis, censura 18 anos e inscrições no: www.sescsp.org.br/piracicaba.

A residência artística é a abertura do processo de criação do espetáculo Olhos Meus, que trilha um caminho investigativo para produzir uma obra coreográfica sem que os espectadores façam uso de seus olhos. A partir de explorações sensoriais, é oferecido um espaço para que o espectador possa ser co-criador desta obra. Quarta, 6, e quinta, 7, às 19 horas, no Teatro; na sexta, 8, às 19 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes; no sábado, 9, às 9 horas, na Sala de Expressão Corporal. Grátis, 18 anos. Público alvo: dançarinos profissionais ou amadores com mais de dois anos experiência, artistas e estudantes de arte interessados em movimento. Inscrição: envie e-mail com dados de contato, minicurrículo e carta de intenção para thais@piracicaba.sescsp.org.br e aguarde confirmação de participação. Há 20 vagas. Recomenda-se o uso de roupa confortável.

O espetáculo traz a companhia Cie Dana (BH), com direção artística de Anamaria Fernandes. Seria possível outras formas de ver ou sentir uma criação coreográfica sem o uso dos olhos e até mesmo da audiodescrição? Seria possível criar um espaço de partilha e empatia com o público sem essas formas de recepção de uma obra? Como criar outros caminhos cinestésicos e outros territórios de produções de sentidos a partir dessa nova abordagem? Olhos Meus é uma criação que propõe a inclusão de dançarinos locais previamente selecionados durante residência artística. No próximo sábado, 9, às 19 e 21 horas, na Sala de Expressão Corporal. Grátis, 12 anos. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

No próximo domingo, 10, às 10 horas, tem Jam para pessoas com e sem deficiência, com Anamaria Fernandes e Cie Dana. Dançar, brincar, jogar, surpreender-se e criar o momento. Trata-se de uma dança que é inventada no momento presente: a escuta de si, do outro, de suas percepções e do ambiente são alguns princípios básicos. Atividade aberta ao público e não exige experiência. Local: Sala de Expressão Corporal. Grátis, livre.

SERVIÇO - Sesc Piracicaba, à Rua Ipiranga, 155, no Centro. Mais informações, pelo telefone: (19) 3437-9292, no site (www.sescsp.org.br/piracicaba), facebook.com/sescpiracicaba e instagram.com/sescpiracicaba.


FOTO: Marina Mitre

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com