Exposição fotográfica debate relações entre natureza, cultura e cidade

Com o objetivo de trazer à tona questões importantes no dia a dia das pessoas e em homenagem ao Dia do Meio Ambiente - comemorado em junho -, será aberta nesta sexta-feira, 25, no Zip Café, a exposição fotográfica “Natureza, cultura e cidade – diálogos contemporâneos”, que reúne registros de Bruno Fernandes, sob curadoria de Rafael Bitencourt e Claudia Assencio, da Tempo D Comunicação e Cultura. A visitação acontece das 9 às 18 horas e a entrada é gratuita.

Registro de pica-pau está na mostra fotografica, que abre nesta sexta, 25


A mostra, que fica aberta até o dia 25 de agosto, reúne 20 fotografias, impressas em tamanhos A3 e A4, todas feitas em Piracicaba, em locais como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Rua da Porto, Mirante, Tanquã e Horto Florestal de Tupi, durante andanças do autor das imagens pela cidade. “É uma forma de propor questionamentos quanto à relação entre cidade, ambiente e as pessoas inseridas nesse contexto. A arte possui esse papel de incentivar reflexões acerca do cotidiano e os desafios que cada um enfrenta. Por isso, apresento um pouco dos meus olhares sobre a cidade em que nasci e onde me tornei cidadão”, afirma Bruno Fernandes, que é fotógrafo, ambientalista e pesquisador.

De acordo com um dos curadores, o jornalista, educador e pesquisador Rafael Bitencourt, um dos intuitos é debater a ideia que meio ambiente e a urbanização representada pelas cidades são questões dicotônicas. “Será que se trata de questões que podem coexistir, com um devido senso de consciência e um olhar mais atento de toda a sociedade? Buscamos provocar o público a responder perguntas como essa, ao mesmo tempo em que incentivamos a adoção de um olhar mais crítico”, ressalta.

Exposição reúne registros do fotógrafo Bruno Fernandes

A também curadora Claudia Assencio, que é jornalista, educadora e pesquisadora, explica que outro objetivo é mostrar que a cultura é inerente à condição humana. “Especialmente em Piracicaba, onde muitas manifestações culturais estão diretamente ligadas ao rio que dá nome à cidade, torna-se difícil falar desse nosso grande patrimônio imaterial sem abordar tudo o que ele representa, inclusive na manutenção de nossos costumes e tradições”, diz.

A exposição “Natureza, cultura e cidade – diálogos contemporâneos” é uma realização do coletivo Educomunicação e Memória, Tempo D Comunicação e Cultura e Zip Café.

SERVIÇO - Exposição “Natureza, cultura e cidade – diálogos contemporâneos”: a partir de sexta-feira, 25, no Zip Café, à rua Ipiranga, 692, no Centro. Visitação até 25 de agosto, de segunda-feira a sábado, das 9 às 18 horas. Entrada gratuita.


FOTOS: Bruno Fernandes

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com