Vivendo por aqui e por ali: a história de um casal e a Kombi Sebastiana

Conhecer lugares, culturas diferentes, fazer amizades e ter aquela sensação de relaxamento, são coisas que fazem parte da bagagem de quem gosta de viajar. Agora, imagina colocar tudo isso em um projeto especial, mais especificamente, em uma Kombi estilizada, totalmente adapta para curtir roteiros turísticos! “Vivendo por aqui por ali” é o slogan da Kombi Sebastiana, projeto idealizado pelo casal Sônia Pateis de França, 57, servidora pública, e Benedito Antonio de Moraes, 64, aposentado.

Kombi modelo 2010 foi adaptada e estilizada para viagens do casal

Servidor público aposentado, Moraes conta que a ideia de ter uma Kombi estilizada para viagens surgiu após uma conversa com a esposa, que havia visto na internet um casal do Rio Grande do Sul que morava em uma Kombi, viajando pelo País, fazendo toda a costa brasileira. Foi aí que Sônia fez o desafio ao marido, de que se eles comprassem uma Kombi, se Moraes seria capaz de fazer os móveis também, transformando o veículo num espaço confortável para ser uma espécie de casa motorizada. O desafio foi aceito, a madeira foi comprada e a marcenaria que era um hobby antigo, ganhou utilidade na Kombi modelo 2010.

Para deixar tudo mais especial, o veículo foi batizado de Sebastiana, que era o nome da avó materna de Sônia. Ela afirma ter escolhido dar esse nome a Kombi para homenagear a avó, uma mulher forte, corajosa, guerreira, que cuidou dos filhos e dos netos. Com lenço e com documentos em dia, a Kombi Sebastiana circula por várias cidades, participa de encontro de kombeiros, ampliando o círculo de amizades de Sônia e Moraes com gente de todo o País. Entre os locais por onde o casal já passou, destacam-se Barra Bonita, Araçatuba, Itú, Fernandopolis.

Sônia de França desafiou o marido Benedito Moraes na realização do sonho

A Kombi possui armários de madeira, na lateral interna, feitos por Moraes, para acomodar roupas, alguns utensílios domésticos e mantimentos. Além dos armários, a Kombi tem um sofá que vira cama de casal – 2m05 de comprimento por 1m20 de largura -, fogão, mesa que se estende para fora do veículo, uma pia pequena, e cortinas quadriculadas em verde e branco, que garante a harmonia da decoração.

REALIZAÇÃO DE SONHOS – Sabe quando surge aquela indagação: que fazer ou para onde ir? O casal enfatiza que é neste momento que a pessoa tem que ter um sonho ou mesmo resgatar algo que já tinha vontade de fazer, mas nunca teve a oportunidade de realizar. “Nunca desista de seus sonhos. Se você tem um sonho, arregace as mangas, coloque as mãos na massa e parta para a realização. Isso é o importante para continuar a viver”, afirma o aposentado.

Moares lembra que ao se aposentar pensou que ficaria parado somente com o controle da TV, sentado num sofá, zapeando os canais. Mas foi aí que decidiu sair da inércia e começou a fazer xilografia – técnica de gravura em relevo sobre madeira -, como hobby e hoje os trabalhos fazem parte da decoração da Kombi.

Moraes usou o hobby da marcenaria para estilizar a Kombi Sebastiana

Como Sonia ainda trabalha, as viagens do casal acontecem em finais de semanas, feriados prolongados, com roteiros na região de Piracicaba e as cidades mais distantes, nos períodos em que a servidora pública está em férias. Ela ressalta que não precisa de muito para sentir-se realizada com essa nova fase que o projeto da Sebastiana lhe proporcionou. “Dentro da Kombi, tenho cozinha, sala de jantar e estar, o quarto. Temos que ter boa vontade e coragem para ir em frente, vivendo por aqui e por ali”, entusiasma-se, completando com o slogan da Sebastiana.


FOTOS: Arquivo pessoal/Facebook

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com