Museu Prudente de Moraes lança exposição virtual no Google Arts & Culture

Desde 14 de maio, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes integra a plataforma internacional Google Arts & Culture com a exposição virtual Prudente de Moraes: vida pública e privada. A iniciativa que possibilita maior acesso do público em geral, conta com a parceria da empresa Google. Imagens do primeiro presidente civil do Brasil, sua família e documentos pessoais que relatam sua trajetória política podem ser observadas virtualmente. A exposição virtual faz parte da programação da 16ª Semana Nacional de Museus, realizada anualmente em todo o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Acesso à história do primeiro presidente do Brasil, na plataforma: https://artsandculture.google.com


A plataforma permite ainda, a exposição de parte do acervo do Museu, como quadros e fotos antigas de Piracicaba. A ferramenta oferece condições a museus, galerias de arte e espaços culturais para divulgação de acervos, a fim de propagar a arte e atingir um público cada vez maior e mais conectado. “Aos poucos, o acervo iconográfico, textual, histórico e bibliográfico será acrescentado ao Google Arts & Culture, assim como a elaboração de novas exposições virtuais”, explica a diretora do Museu Prudente de Moraes, Renata Gava.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a parceria garantirá a conexão do mundo, com exposições presentes. “Temos em Piracicaba um grande acervo da história do primeiro presidente civil do Brasil, além de objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas que, a partir da plataforma poderão ser conhecidos por pessoas que nunca estiveram na cidade”, ressalta.

Ao lado de museus e instituições mundialmente reconhecidas, como The Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York, Van Gogh Museum de Amsterdan, British Museum de Londres e dos brasileiros Museu Imperial de Petrópolis (RJ), Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP) e Museu da Língua Portuguesa (SP), o Museu Prudente de Moraes dá os primeiros passos para a universalização de seu acervo no mundo digital.

GOOGLE ARTS & CULTURE - A ferramenta é uma maneira nova e imersiva de explorar a arte, a história e as maravilhas do mundo, colocando mais de 1.000 museus ao alcance. O aplicativo que trabalha com tecnologias que ajudam a preservar e compartilhar cultura e permite que os curadores criem exposições envolventes on-line e off-line, dentro de museus, é gratuito e está disponível na web, para iOS e Android.

SERVIÇO - Exposição virtual Prudente de Moraes: vida pública e privada: no https://artsandculture.google.com. Mais informações: (19) 3422-3069.


FOTOS: Bolly Vieira

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com