Alunos de Engenharia Civil da Fatep constroem maquetes em escalas reais

Alunos do sétimo semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) estão, literalmente, colocando a mão na massa. Com uma atividade iniciada na sala de aula, na disciplina Sistemas Construtivos II, três grupos têm como desafio a construção de paredes, desde a etapa da fundação, dentro das normas técnicas exigidas. De acordo com o professor Alexandre Montoya Bueloni, o objetivo é trazer o futuro profissional o mais próximo possível para a realidade de um canteiro de obras, proporcionando o contato direto com todas as etapas da construção. “Com a prática, os estudantes terão noção real e correta dos processos executivos, além de se familiarizarem com os equipamentos e metodologias a serem utilizados durante esses processos”, ressalta.

Grupos têm como desafio a construção de paredes, desde a etapa da fundação


Os modelos resultarão em uma parede com aproximadamente 1,25m de altura, mais as dimensões das fundações de cada um, explica o professor, que iniciou as aulas práticas no dia 16 deste mês e devem durar quatro semanas, se as condições climáticas forem boas. Para a edificação dos modelos das fundações e paredes, os grupos elaboraram um projeto da maquete seguindo diretrizes pré-estabelecidas e, depois, realizaram o levantamento quantitativo dos materiais e equipamentos necessários à execução das construções. “Cada projeto seguiu um tipo de fundação, alvenaria e revestimento final, interno e externo”, comenta Bueloni.

Os alunos deverão executar seus projetos erguendo os modelos etapa por etapa, como em uma obra: desde a fundação até o revestimento final da alvenaria, passando pelo sistema adequado de impermeabilização. Os modelos terão suas dimensões aproximadas de 2,00 x 0,80 x 1,50 metros (comprimento x largura x altura), tendo leves variações de forma a adequar-se à modulação do sistema de alvenaria empregado.

Todos os materiais necessários à execução dos modelos seguem fielmente uma obra: areia, pedra, cimento, aditivos, madeira, aço, tubulações em PVC, blocos de alvenaria, materiais impermeabilizantes, argamassas de assentamento, revestimentos cerâmicos, gesso, massa corrida, texturas e tintas. Para Bueloni, que também é professor da disciplina Sistemas Construtivos I, esta atividade ajuda na formação diária do engenheiro civil no mercado de trabalho. “Asseguramos que com o contato direto dessas aulas práticas os alunos terão mais desenvoltura e segurança no exercício da profissão”, argumenta.

AVALIAÇÃO - Todos os alunos participantes dos projetos terão seus modelos avaliados como parte da nota da Prova Bimestral B2, em grupo conforme o desempenho, e individual nos quesitos presença e participação efetiva.

EXPOSIÇÃO - Após a conclusão, os modelos de paredes construídos dentro da Fatep estarão abertos para visitação dos alunos, professores e colaboradores da instituição, estimulando a perspectiva principalmente dos alunos dos primeiros semestres do curso de Engenharia Civil e exemplificando a preocupação da faculdade em aproximar o mundo da formação acadêmica ao desempenho da profissão dentro do mercado de trabalho.


FOTO: Divulgação

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com