Sesc realiza bate-papo e passeio fotográfico com fotojornalista Pauléo

Como programação complementar da exposição “O Poder de Parar o Tempo – O Fotojornalismo de Pauléo”, o Sesc Piracicaba realiza duas atividades com o fotojornalista piracicabano Pauléo, autor das imagens expostas nas paredes da unidade local até o final de dezembro. No próximo sábado, 9, e no dia 16, acontece o Passeio Fotográfico pela Rua do Porto com a orientação do fotógrafo, que tem 36 anos de fotojornalismo e acompanhou as mudanças pelas quais Piracicaba passou nessas décadas. A participação no passeio é gratuita com saída do Hall de Entrada do Sesc, às 9h30, e cada participante deve levar seu celular ou câmera para fotografar.


Pauléo é autor das imagens expostas nas paredes do Sesc Piracicaba


Para o dia 15 de dezembro, o bate-papo "A História por detrás da foto" reúne Pauléo e a jornalista Eleni Destro, que foi curadora da exposição "O Poder de Parar o Tempo...". No encontro, que começa às 19h30, o fotógrafo relembra como foi o início de sua carreira e conta curiosidades que o acompanharam ao longo dos anos seus registros fotográficos e Eleni fala sobre o processo curatorial da exposição. A participação é gratuita.

EXPOSIÇÃO - Disponível para visitação até 30 de dezembro, a exposição traz imagens captadas durante os 36 anos do fotojornalista piracicabano. As fotografias retratam personagens e as mudanças pelas quais Piracicaba passou nessas mais de três décadas. Além de registros de lugares como a Prefeitura e a Rua do Porto, o fotógrafo cobriu tragédias, como a seca e a poluição do rio Piracicaba; fez imagens que lhe deram reconhecimento nacional e, entre suas fotos está a icônica imagem do líder sindical e ambientalista Chico Mendes, com olhar desconfiado para a arma de um policial que fazia sua segurança em sua vinda a Piracicaba, para uma palestra. Na época, Chico Mendes sofria ameaças de morte pela sua luta em Xapuri, no Acre. Orientado pelo então repórter Mário Evangelista, que faria entrevista com o líder, Pauléo fez o registro que mais pareceu um presságio: uma semana depois, Chico Mendes seria assassinado com uma arma de fogo em sua casa. Pauléo ainda faz fotos de pessoas, paisagens e situações, agora como hobby. “Fotografar é como parar o tempo. Os anos podem se passar, mas aquela imagem continua ali, imortalizada”, garante.

Visitação à exosição: até o dia 30 de dezembro

SERVIÇO - O poder de parar o tempo – O Fotojornalismo de Pauléo: visitação até 30 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h30, aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18 horas. Grátis. Livre. Passeio Fotográfico: dias 9 e 16, sábados, das 10 às 12 horas, com saída do Hall de Entrada do Sesc Piracicaba às 9h30. Grátis. Não recomendado para menores de 12 anos. Bate-papo - A história por detrás da foto, com Pauléo e Eleni Destro: dia 15, sexta-feira, às 19h30, na Sala do Curumim. Grátis. Livre. Mais informações, pelo telefone: (19) 3437-9292, no local – à rua Ipiranga, 155, no Centro, no site (sescsp.org.br/piracicaba) ou facebook.com/sescpiracicaba.


FOTOS: Fábio Rontani/Acervo Sesc

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com