Museu Prudente realiza o Projeto Encontro Rememorar

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes desenvolve neste mês o Projeto Encontro Rememorar, voltado ao público da Terceira Idade. Ao todo, o projeto realiza seis encontros no ano - já aconteceram em abril, junho, agosto -, sendo que o 5º acontece nesta quarta-feira, 11, e o último no dia 13 de dezembro. A entrada é gratuita e os encontros são mediados pela arte-educadora Carmelina de Toledo Piza, no auditório do Museu. No encontro desta quarta-feira, a programação prevista é composta por dinâmicas sensoriais relacionadas à memória, às lembranças e aos cinco sentidos – olfato, paladar, visão, tato, audição -, além de visitas mediadas na exposição permanente com interação de objetos e saberes e experiências partilhadas pelo grupo visitante.

Museu Prudente de Moraes fica na rua Santo Antonio, 641, no Centro


O objetivo das atividades é instigar as lembranças e reminiscências dos idosos, contribuir para o bem-estar, para a estimulação da memória, a habilidade de comunicação e a análise do presente, socialização e a promoção da valorização pessoal. No final do projeto, será construído um produto como resultado de todo o processo de trabalho e será exposto no próprio espaço no fim deste ano. “Neste contexto, pontuamos o Museu como espaço privilegiado de trocas, inclusão e oportunidades de experiências e lazer. O Museu Prudente de Moraes é um espaço voltado por excelência à prática social e cultural, se atentando quanto a diversidade de seu público e a singularidade de cada um”, destaca a diretora do Museu Prudente de Moraes, Renata Gava.

SOBRE O MUSEU - Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes. O local foi residência do primeiro presidente civil do Brasil, onde também ele advogou. Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual. O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes é mantido pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

SERVIÇO - Encontro Rememorar: nesta quarta-feira, 11, às 14 horas. Entrada: gratuita. Local: Museu Prudente de Moraes, à rua Santo Antonio, 641, no Centro, Piracicaba. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados. Informações: (19) 3422-3069. E-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Facebook: Museu Prudente de Moraes. Twitter: @museuprudente. Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br. Visitas orientadas: (19) 3422-3069 ou mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br


FOTO: Eliana Teixeira

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com