Coach: o facilitador do desenvolvimento de crianças e adultos

O processo de desenvolvimento humano, tanto na vida pessoal como na vida profissional, pode obter resultados positivos com a ajuda de um instrutor específico. Em inglês, o nome para esse processo é Coaching, termo que tem sido bastante difundido no Brasil, nos últimos tempos, e nada tem a ver com autoajuda, mentoria, consultoria ou terapia. O profissional que conduz esse processo, o coach, é o facilitador que levará o cliente – chamado no Coaching de coachee – a encontrar soluções apresentadas durante o processo. “O Coaching tem vários nichos, devido à variedade das necessidades humanas. Trabalho com os nichos educacional, com formação de gestores e profissionais da educação; crianças (Kids Coaching) no âmbito familiar e confessional; de vida (Life Coaching), com definição e conquista de metas, reestruturação e florescimento de vida”, explica a master coach cristã, kids coach e parental coach, Venise Sant'Ana.


Coach Venise Sant'Ana: "Gosto de ajudar as pessoas a florescerem"


Pedagoga e educadora física, a coach Venise Sant’Ana é especialista em Educação Comunitária e MBA em Gestão Escolar. Coach profissional formada pela CEO Kids como Kids, Teen & Young Coach, Venise também é Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coach e pelo Instituto Refletir Coaching como Life, Executive & Master Coach.

Com 22 anos de experiência profissional em educação - atuou como coordenadora de projetos em organizações sociais da sociedade civil, como gestora escolar em educação infantil e como líder coach - e três anos de atuação como coach, atualmente, Venise desenvolve ações de Coaching em processos individuais de crianças, adolescentes, adultos, famílias e grupos para desenvolvimento pessoal e profissional, transformação de vidas, mudanças de comportamento e conquista de metas. “Me especializo como profissional em Coaching pelo Programa de Formação Profissão Coaching, do renomado coach de produtividade Geronimo Theml”, destaca.

O Coaching, enfatiza Venise, é indicado a todos que desejam melhorar suas condições de vida pessoal, relacional e profissional. De acordo com a coach cristã, o comprometimento do cliente é a base para o processo do Coaching. Ela ressalta que o Coaching não é indicado para pessoas sem comprometimento e engajamento pessoal, considerando que não é função do coach indicar ou realizar ações no lugar do coachee. “Tais ações devem surgir dele mesmo, fazendo então sentido em seu próprio contexto. Cabe ao coach conduzi-lo em uma caminhada coerente e de real ganhos para atingir efetivamente a meta definida ainda na primeira sessão”, explica.

Venise lembra que encaminhamentos a outros profissionais poderão ser sugeridos pelo coach, se perceber que para se atingir as metas definidas, o fator engajamento não é suficiente. Segundo ela, o coach não resolve situações, mas atua como agente facilitador e condutor de um processo que levará o próprio coachee a encontrar soluções muitas vezes diversas e inovadoras para as situações apresentadas. “É surpreendente ao próprio coachee perceber que a solução era simples e que sempre rodeou sua mente, mas até então não fazia sentido, ocasião em que o Coaching o permite perceber tal possibilidade”, afirma.

PROCESSO DE COACHING – Venise Sant’Ana trabalha com Coaching individual e em grupos. De acordo com a coach, cada caso deve ser analisado conforme o diagnóstico de necessidades, porém a base do Coaching individual pode ser realizada em 10 sessões e em grupo, dependendo da meta a ser atingida, poderá ser realizada em 10 sessões ou em quantas forem necessárias, conforme projeto inicial apresentado ao cliente.

Entre os cuidados que uma pessoa deve ter ao procurar um processo de Coaching, Venise cita: verificar a formação do coach, com pesquisas sobre a instituição de formação; checagem das redes sociais relacionadas ao coach, o que andam dizendo sobre seu trabalho, o que ele costuma postar; perguntar ao coach escolhido o que ele pensa sobre o Coaching e como ele costuma trabalhar, isso na primeira sessão que, normalmente é usada para definição da meta do cliente, já lhe dará uma boa ideia de como o coach conduzirá o processo. “Somente feche acordo de trabalho com aquele profissional pelo qual tiver empatia, o que chamamos no Coaching de Rapport. Os melhores coaches vivem uma filosofia de vida em comum - EPP (Evolução Pessoal Permanente) -, sendo assim a dica final é: pergunte ao coach sobre seu processo de evolução em conhecimentos na área”, complementa.

Venise destaca que o Coaching, primeiramente, mudou a vida pessoal dela e da equipe que gerenciava na escola onde atuou como diretora. Ela recorda-se que foram 11 meses de trabalho de autoconhecimento, reestruturação da comunicação e realinhamento de metas pessoais e profissionais da equipe. “Aquele foi o ponta pé inicial para me apaixonar pelo Coaching, pois uma mudança efetiva aconteceu em mim e eu verdadeiramente acredito que possa acontecer com todas as pessoas que estiverem comprometidas com suas vidas e metas. Gosto de ajudar as pessoas a florescerem e terem satisfação em suas vidas pessoais, familiares e profissionais”, analisa.

SERVIÇO - Venise Sant'Ana - master coach cristã, kids coach e parental coach – contatos: por e-mail (coach.venise@gmail.com), Skype (Venise Santana) e site (www.venisethecoach.com.br). Telefones: (11) 98607-6230 (WhatsApp) e (19) 98321-0159.


FOTO: Eliana Teixeira

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com