Exposição no Sesc leva arte contemporânea a crianças

Não é proibido tocar. Criada especialmente para promover o contato das crianças com a arte contemporânea brasileira, Arte à Primeira Vista será aberta nesta quinta, 17, às 20 horas, no Sesc Piracicaba. Com curadoria das educadoras Renata Sant´anna e Valquíria Prates, além da cenografia do arquiteto Ricardo Amado, a exposição é uma abrangente difusão do conhecimento e da relevância das obras de seis renomados artistas: Geraldo de Barros, Leonilson, Frans Krajcberg, Mira Schendel, Regina Silveira e Lygia Clark. A exposição já passou pelas unidades do Sesc em Bauru e Jundiaí e fica até 3 de dezembro em Piracicaba.

Obra de Mira Schendel estará em exposição no Sesc


Dividida por nichos, Arte à Primeira Vista mescla obras dos artistas e objetos pelos quais os visitantes, sobretudo as crianças, são convidados a criarem suas próprias obras e também conhecer técnicas diferentes abordadas por cada um deles. Por exemplo: no espaço do artista polonês Frans Krajcberg, folhas secas, galhos e pedras apresentam a técnica da frotagem, que consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície com um relevo ou textura, e esfregar com um giz, para marcar sua forma.

Já no nicho da artista plástica Regina Silveira, novelos de lã possibilitam o desenho livre sobre um painel de acrílico, ressaltando que a artista desenvolve um trabalho com a dualidade do olhar e do local. Além dos objetos, no Hall de Entrada da unidade, o público visitante poderá assistir documentários sobre a vida dos artistas destacados e também ouvir deles mesmo como foi o processo de criação de suas obras ali expostas.

Durante o tempo expositivo, acontecerão atividades complementares como discussões, oficinas e cursos de desenvolvimento artístico. Arte à Primeira Vista contará com mediação de educadores, bem como material educativo para que os visitantes conheçam em detalhes as obras expostas e seus conceitos. É possível também realizar o agendamento de grupos escolares por meio de formulário disponível em sescsp.org.br/arteaprimeiravista.

Programa Arte à Primeira Vista realiza, desde 2005, exposições, publicações e workshops para crianças, jovens, educadores e professores de todo o Brasil. O objetivo é promover o contato do público com a arte contemporânea brasileira, apresentando conceitos, linguagens, propostas, suportes e espaços das obras de importantes artistas do país.

SERVIÇO - Artes Visuais - Exposição - Arte à primeira vista: abertura: quinta-feira, 17, às 20 horas. Visitação: até dia 3 de dezembro, de terça a sexta, das 13h30 às 21h30; aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18 horas. Grátis. Livre para todos os públicos. Agendamento de grupos: sescsp.org.br/arteaprimeiravista

ORQUESTRA BRASILEIRA DE MÚSICA JAMAICANA - Com tema que homenageia o filme Mars Attacks! (Marte Ataca) de Tim Burton, a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OMBJ) apresenta, nesta sexta-feira, 18, às 20 horas, o álbum “Ataca!”, no ginásio do Sesc Piracicaba. A entrada é gratuita. O gênero da banda é sci-fi com ritmos jamaicanos e a instrumentação característica do Ska. Além das músicas, o show segue com as projeções em vídeo dentro desse universo. Idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e o trompetista Felippe Pipeta, a orquestra surgiu com a proposta de tocar músicas jamaicanas de raiz (ska, rocksteady e early reggae) e brasileiras nesses estilos. A OMBJ tem três discos lançados e o “Ataca” é seu quarto e último. O show integra o projeto do Sesc Piracicaba Transbord’arte, que une a música à outras experiências sensíveis.


FOTOS: Divulgação e Bruno Guerra

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com