Museu Prudente de Moraes celebra 60 anos em agosto

Há 60 anos, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abria suas portas à sociedade piracicabana. Em 1956, foi criada, por meio de decreto estadual a rede de Museus Históricos e Pedagógicos no Estado de São Paulo. Inicialmente, foram criados quatro Museus Históricos e Pedagógicos - Prudente de Moraes em Piracicaba, Campos Sales em Campinas, Rodrigues Alves em Guaratinguetá e Washington Luís em Batatais, dos quatro presidentes paulistas da República. Esses museus cultuariam o período republicano e destacariam a importância do Estado na História do Brasil.

Museu Prudente de Moraes foi inaugurado em 1º de agosto de 1957


Em Piracicaba, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes foi inaugurado em 1º de agosto de 1957. Inicialmente, funcionava em uma das salas da antiga casa de Prudente de Moraes junto com a Diretoria de Ensino. Nos anos subsequentes ao funcionamento, as exposições foram sendo ampliadas aos cômodos do edifício, ao mesmo tempo em que a Diretoria de Ensino deixava o prédio para sede própria.

Todo o acervo era exposto. O espaço do auditório era utilizado para expor os animais taxidermizados, fósseis e minerais. Apenas na década de 1990, no entanto, houve um trabalho de remontagem das exposições, mas que ainda não permitiu a configuração deste espaço como um museu mais específico sobre Prudente de Moraes.

Dois fatores estruturantes no processo museológico de instalação foram marcantes: primeiro, o espaço de implantação do Museu em edifício de valor histórico que tivesse relação direta com seu patrono e, segundo, equipe técnica que contou com professores da rede pública. “Como no período não havia equipe técnica disponível para atuar diretamente nesses espaços, o Estado organiza Curso de Museologia destinados a professores com o interesse em trabalhar a história dos patronos, da cidade e a relação destes com o Estado e o Brasil, em parceria com Museus do Estado do Rio de Janeiro, em especial o Museu Nacional e o Museu Imperial”, detalha a diretora Renata Gava.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes foi uma das instituições que abrigou o Curso de Museologia. A despeito de ser iniciativa promovida por uma política pública, os Museus Históricos e Pedagógicos somente existiram com a participação da população local, doando os objetos que constituem os acervos, e pela participação dos professores da rede pública estadual de ensino, de onde se originou grande parte de seus gestores.

REESTRUTURAÇÃO - De 1957 até 1992, quando de sua reestruturação, o Prudente de Moraes se delineou aos preceitos instituídos pelo Estado, a qual desempenhou intensa atividade junto ao meio escolar com realização de concursos, elaboração de trabalhos escolares de biografia sobre seu patrono e histórico de Piracicaba e visitas de grupos escolares. Com a reestruturação de 2009, a concepção museológica mudou. Voltado às ações socioculturais, alinhado à museologia social, o espaço passou por amplo plano de ação de integração, valorização e requalificação com ações de reestruturação, restauro, recuperação e ampliação da estrutura física da antiga residência do primeiro presidente civil da República, adequação do espaço museológico, requalificação museográfica e museológica.

Com a reestruturação de 2009, a concepção museológica mudou


Em 2010, teve o início do processo de municipalização do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, não concluso até o presente momento, tendo passado ao município a gestão do espaço e o uso e apropriação, em comodato, do edifício tombado, faltando apenas a posse do acervo que se encontra em processo final. Ao longo dos 60 anos de atuação, o Museu Prudente de Moraes passou por transformação física, política e sócio-cultural e atualmente enfrenta o desafio de se adequar à dinâmica da sociedade contemporânea, buscando estabelecer relação entre público e museu, para atender às perspectivas de uma comunidade mais ativa, habituada a várias linguagens, símbolos e fontes de informações.

RESERVA TÉCNICA - O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), abre durante o mês de agosto, a Reserva Técnica da Instituição para visitação, mediante agendamento prévio para conhecimento do público geral. Local de guarda do acervo que não se encontra em exposição, a Reserva Técnica atende especificações do Conselho Internacional de Museus (Icom) com armários deslizantes, controle de umidade e temperatura e acondicionamento específico de objetos.

No geral, a Reserva Técnica não fica aberta a todos, por questões de segurança e o controle sobre o fluxo de pessoas é mais rigoroso, sendo apenas funcionários autorizados a circular por este local. O trabalho de manutenção, catalogação e outros procedimentos são constantes neste espaço. A Reserva Técnica do Museu Prudente de Moraes conta com quase 12 mil objetos de tipologias diversas, de pequeno, médio e grande portes. Nos últimos três anos, os objetos passaram por processo de catalogação, higienização e acondicionamento realizado pela equipe da própria instituição, com apoio técnico da Pinacoteca Municipal de Piracicaba e Empresas e Profissionais Autônomos, contratados pela SemacTur.

Não sendo um espaço livre para visitação pública, o cumprimento de algumas normas são expressamente exigidas pelo Museu: agendamento prévio; no caso de grupos, o número permitido é de 10 pessoas no máximo; o professor deve informar a temática/coleção a ser visitada e consultar a possibilidade de visitação e preferencialmente conhecer a Reserva antes de levar os alunos; para pesquisadores, é necessário realizar o agendamento, informar a temática a ser pesquisada e obedecer as normas de segurança estabelecidas pelo Museu; todas as visitas, sejam em grupos ou individuais, deverão ser autorizadas pela direção do órgão, sendo que os visitantes terão de ser acompanhados por um técnico responsável.

SERVIÇO - Museu Prudente de Moraes: rua Santo Antonio, 641, no Centro, em Piracicaba. Local tem acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados. Mais informações, pelo telefone: (19) 3422-3069 ou por e-mail (mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br). Facebook: Museu Prudente de Moraes Twitter: @museuprudente Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br


FOTOS: Acervo/Museu e Eliana Teixeira


Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com