Happiness: um olhar especial para crianças com Down

Uma alteração genética, produzida pela presença de um cromossomo a mais, faz com que quem nasça com essa síndrome, carregue traços especiais em suas fisionomias, em suas almas. Pessoas com o número padrão de cromossomos, talvez não fossem capaz de transbordar tanta doçura e alegria. Trata-se da síndrome de Down, caracterizada pelo par 21 - três cópias do cromosso 21, ao invés de duas -, e conhecida também como trissomia 21. Mas o que ainda necessita chamar atenção da sociedade, não está nas características físicas e cognitivas apresentadas pelas crianças com Down, está em uma palavra, que requer ação: inclusão!


Miguel inspirou a mãe dele, Tássia Lopes, e a amiga dela, a fotógrafa Cristiane Artuzo


Como ação pela inclusão, a partir do próximo dia 31 até 7 de agosto, Piracicaba recebe a 1ª Exposição Fotográfica Happiness – Se puderes olhar vê. Se puderes ver, repara. A exposição ficará no Shopping Piracicaba, no Piso Térreo L1, e aborda a felicidade das crianças com síndrome de Down e suas famílias. O projeto fotográfico foi realizado durante oito meses, com temáticas inspiradas nas datas comemorativas do calendário anual, que são marcos dentro das campanhas comerciais. Na mesma semana da exposição, na quarta-feira, dia 2, às 19 horas, acontece o Desfile Inclusivo.

Com intuito de chamar a atenção de agências de publicidade, lojistas, mídias sociais e da sociedade, o projeto fotográfico mostra que todos possuem condições e podem representar, com muita alegria, marcas e mensagens. Além disso, outro objetivo é lembrar que as crianças com síndrome de Down também são consumidoras das marcas, por exemplo, que estão nas prateleiras dos supermercados.

SÍNDROME - A trissomia 21 ou síndrome de Down, é um acidente genético que ocorre no momento da concepção em 95% dos casos. A síndrome foi descrita em 1866, por John Langdon Down. Crianças com a síndrome têm 47 cromossomos, ou seja, três cópias do cromossomo 21, ao invés de duas. Embora as alterações cromossômicas sejam comuns a todas as pessoas, nem todas apresentam as mesmas características, nem os mesmos traços físicos, ou as malformações. A única característica comum a todas as pessoas é o déficit intelectual.

De acordo com a medicina, quanto mais idade tiver a grávida, maior é a probabilidade de gestar um bebê com alterações cromossômicas como a síndrome de Down, principalmente acima dos 35 anos de idade. Para uma gestante aos 30 anos, a probalidade é de 1 em 1.000; aos 35 anos, de 1 em 400; aos 40, 1 em 100, e aos 45 as chances são de 1 em 30. Mulheres com menos de 35 anos de idade também podem gestar uma criança com Down.

PROJETO - A organizadora do projeto Tássia de Carvalho Lopes, que também é mãe de Miguel, de 2 anos e 5 meses, com Down, sempre fez fotos temáticas do filho. A fotógrafa e amiga de Tássia, Cristiane Artuzo, foi quem teve a iniciativa de chamar os amigos do Miguel e fazer desses ensaios uma exposição. No início, eram cinco crianças e, ao longo dos meses, a procura das famílias para participarem do projeto foi aumentando. “Fechamos a grade com 12 crianças e ainda ficou famílias de fora”, destacam.


Totalmente sem custo, os ensaios do projeto aconteceram na casa da fotógrafa. Miguel, que foi quem uniu as duas amigas e parceiras nessa empreitada, e em março foi procurado por uma agência de modelos de São Paulo para fazer parte do casting, atualmente está agenciado e possui diversas possibilidades publicitárias. A exposição fotográfica Happiness está atrelada ao Projeto DeSin, que trata-se de um blog de informações produzidas por profissionais da área de reabiliatação infantil. No blog, os profissionais explicam como as famílias podem ajudar no desenvolvimento das crianças. "A cada dois meses, é mencionado um determinado tema. Já foram comentados temas, como: autismo, microcefalia, síndrome de Down e paralisia cerebral", explica Tássia.

Mais informações, no site do projeto (projetodesin.wixsite.com/projetodesin). Facebook: Prodesin. Instagran: @projetodesin. E-mail: projetodesin@gmail.com. Telefones: (19) 3375-5602 e 99664-4420.


FOTOS: Cristiane Artuzo

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com