Festa da Polenta de Santa Olímpia é neste fim de semana

Nos ajustes finais, a 21ª Festa da Polenta de Santa Olímpia promete repetir o sucesso das edições anteriores, reunindo boa comida, costumes típicos, dança e muita tradição. O Café Morro Grande renova a parceria na cafeteria do evento, brindando o público com a degustação de sua linha de produtos. A Festa da Polenta começa nesta sexta-feira, 21, e segue até domingo, 23, no salão de festas do bairro. É uma das mais tradicionais festas típicas trentino-tirolesa do Estado de São Paulo.

Café Morro Grande mantém cafeteria na21ª Festa da Polenta


Todos que passarem pela cafeteria poderão saborear o café expresso, o capuccino e outras variedades da bebida com a marca e o sabor do Café Morro Grande. Na cafeteria são encontrados os maravilhosos quitutes, feitos no capricho, pelas nonas do bairro e que combinam perfeitamente com um cafezinho. No último dia do evento, também, como ocorre tradicionalmente, será sorteada uma cesta com produtos Café Morro Grande.

O evento é organizado pela Associação de Moradores e pelo Circolo Trentino do Bairro Santa Olímpia. Toda a comunidade se mobiliza para organizar a festança, que conta com cardápio super especial, pratos típicos da culinária trentino-tirolesa, além de muita música, animação e danças folclóricas.

Flores embelezam o bairro e criam ambientes charmosos, sempre muito apreciado pelos visitantes, que vêm de várias partes do País para prestigiar a comemoração. A animação ficará por conta de bandas, com grande repertório de músicas típicas e da região sul do país. Haverá também apresentações do Grupo de Danças Folclóricas e corais. O museu ficará aberto para os interessados conhecerem um pouco mais da tradição da comunidade.

A comunidade organiza a festa em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo. A renda arrecadada é revertida para o próprio bairro em projetos culturais, de infraestrutura, esporte e saúde.

QUITUTES – Entre as opções gastronômicas estão polenta rostida (frita), a polenta brustolada (assada na chapa), polentota (mini polenta com molho), o cuscuz, a cervela (salsichão bovino), a linguiça campestre (bauerbratwurst), a porção tirolesa (4 tipos de salsichas campestres), o canéderli (sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango, linguiça e temperos diversos), um prato típico (polenta, frango ao molho), cucàgna (fritada de ovos misturados com linguiça, tomate, cebola, queijo, bacon), e o cràuti (repolho curtido, cozido com linguiça calabresa, bacon). Também serão vendidos doces e sorvetes de sobremesas, vinho de uva artesanal, sangria, suco, água, chope e refrigerante.

HISTÓRIA - A Festa da Polenta foi realizada pela primeira vez em 1992, para festejar o centenário da imigração trentino-tirolesa e repetida em 1993. Em 1999, foi realizada a terceira edição, para angariar fundos para a reconstrução do salão paroquial na comunidade. Devido ao grande interesse dos visitantes e turistas de outras cidades do Estado de São Paulo e do Brasil em prestigiar o evento, a festa começou a ser realizada a partir do ano 2000, durante três dias seguidos. Desde então, o evento é realizado anualmente, completando 21 edições neste ano.

PROGRAMAÇÃO - Sexta-feira, 21: às 19 horas – Terço Mariano, às 19h30 – Abertura e apresentação da rainha e princesa, às 20h30 – apresentação de grupo de danças folclóricas, das 21 à 1 hora – show com a banda Deco Dal Ponte; Sábado, 22: às 13h30 – apresentação da rainha e princesa, às 14h00 – apresentação de danças folclóricas, das 15 às 17h30 – show com a Banda Nostalgia; às 19 horas – missa; às 20h30 – apresentação da Rainha e Princesa; às 21 horas – apresentação do coral Và Pensiero, às 21h30 – apresentação de grupo de danças folclóricas, das 22 às 2 horas – show com a banda Deco Dal Ponte; Domingo, 23: às 9h30 – missa, às 13 horas – apresentação da rainha e princesa, às 13h30 – apresentação dos corais Và Pensiero, Stella Alpina, às 14h30 – apresentação de grupo de danças folclóricas, às 16 horas – show com a banda Nostalgia e às 19 horas – encerramento da festa e queima de fogos.

Programação Gastronômica: jantar, nesta sexta-feira, 21, e no sábado, 22, das 19h30 às 22 horas, e almoço, no sábado e no domingo, das 11 às 15 horas. Museu: aberto todos os dias, na sexta, das 20 às 22 horas, no sábado, das 11 às 17h30 e das 19h30 às 22 horas, e no domingo, das 11 às 17 horas.

SERVIÇO - 21ª Festa da Polenta de Santa Olímpia: sexta-feira, das 19h30 à meia-noite, sábado, das 11 às 17 horas e das 19h30 à meia-noite, e domingo, das 11 às 18 horas. Mais informações: (19) 99185.8268, com Ivan Correr ou no site (http://www.santaolimpia.com.br).


FOTO: Bruno Max

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com