Revolução de 1932 está no Museu Prudente até dia 20

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), apresenta a exposição Revolução Constitucionalista de 1932, elaborada com o acervo da própria instituição. A mostra, aberta no dia 1º deste mês, pode ser vista até 20 de julho. A entrada é gratuita.

A exposição Revolução Constitucionalista de 1932 conta com diversos tipos de materiais, utilizados nos confrontos entre as tropas paulistas e as forças do governo de Getúlio Vargas e que pertencem ao acervo do Museu. Estão em exposição imagens, medalhas, documentos, peças de uso cotidiano das tropas, indumentárias, dentre outros objetos que, atualmente, guardam a memória de pessoas e ex-combatentes que contribuíram para que o País alcançasse uma Constituição mais justa e igualitária.

Museu Prudente de Moraes: rua Santo Antonio, 641, no Centro


O acervo do Museu Prudente de Moraes guarda um grande número de objetos e documentos referentes a este importante conflito, todos frutos de doações dos próprios combatentes ou de seus familiares.

Museu Prudente de Moraes - Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou. É um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo. O Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético, reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

SERVIÇO - Exposição Revolução Constitucionalista de 1932: até 20 de julho. Entrada: gratuita Local: Museu Prudente de Moraes, à rua Santo Antonio, 641, no Centro, em Piracicaba. Informações: (19) 3422-3069 E-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Facebook: Museu Prudente de Moraes. Twitter: @museuprudente Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br. Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.


FOTO: Eliana Teixeira

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com