Paixão pelo esporte: o primeiro Ironman

Fazer atividades físicas, ter hábitos saudáveis, são objetivos que podem apenas estar nas intenções de qualquer pessoa. Mas é preciso ir além das intenções. Isso foi o que aconteceu com o funcionário público, formado em Engenharia Elétrica, Anderson Juliano Rodrigues, 39. Embora já gostasse de atividades físicas, Anderson Rodrigues estava à procura de um esporte que pudesse “levar a sério” para obter qualidade de vida. O futebol foi descartado, após perceber que “não era a praia” dele. Foi então que, em 2003, Rodrigues começou a treinar corridas, sem orientação técnica e sem a intenção de participar de provas. Mas tudo mudou em 2008, ao tomar conhecimento das competições de tiathlon - esporte que reúne natação, ciclismo e corrida -, passou a treinar e participar de competições. Surgiu a preocupação com uma alimentação balanceada, a necessidade de acompanhamento técnico. E o que ele jamais pensou, como atleta amador, surgiu: a primeira maratona. Rodrigues disputou o Ironman Brasil, no dia 28 de maio deste ano, em Florianópolis, Santa Catarina.

Anderson Rodrigues enfrentou chuva e frio em sua primeira maratona


A maratona foi disputada pela equipe piracicabana Trinews e Rodrigues participou na categoria 35 a 39 anos, concluindo a competição com o tempo de 10h47min47s, o que é considerado positivo para um iniciante em maratonas. A equipe contou com o patrocínio da Naturiza, Piraçaí, Europa Corretora de Seguros, Construtora Cataguá, Telas Tatau, Hard Bike, Academia Espaço Physico e Cabeçotes Libório.

Também disputaram pela equipe Trinews, Thiago Buck, com o tempo de 11h47min01s na categoria 25-29 anos; Rafael Naval, com 11h26min34s (35-39 anos); João Campos Júnior, com 11h10min57s (40-44 anos) e Nilton José Cardoso, com 11h01min34s (50-54 anos). “Eu nunca tinha feito uma maratona na vida. Como não sabia se poderia ir num ritmo mais forte, optei por administrar bem, para após os 30 km analisar se poderia aumentar o ritmo. Foi o que eu fiz. Meu tempo é considerado muito bom para alguém que fez o seu primeiro Ironman”, conta Rodrigues, lembrando que sua expectativa inicial era terminar a prova em mais de 12 horas.

Além de ser iniciante em maratona, o atleta piracicabano – Rodrigues concilia o amor ao esporte e a realizações de provas à rotina de trabalho no serviço público municipal – teve que enfrentar as condições climáticas em Florianópolis, que no final de maio eram de chuva e frio. Tudo isso foi tão desafiante quanto o Ironman, que é uma prova de triathlon de longa distância. “O triathlon consiste em três modalidades esportivas em uma só e é feito em várias distâncias, que são curtas, olímpicas, meio ironman e full (longo). O Ironman tem as distâncias de 3.800 metros de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida”, explica.

Rodrigues disputou o Ironman Brasil em Folorianópólis, em maio deste ano


Para conseguir participar de uma prova destas e ter um resultado satisfatório, ou seja, completá-la no melhor tempo possível e sem desgastar-se antes do final, Rodrigues teve que manter muita disciplina nos treinos, que aconteceram meses antes, seguir uma alimentação saudável, dormir corretamente. “Mas não me esqueci também de viver, relaxar de vez em quando, para não ficar tenso conforme a data da prova se aproximava”, relata.

PROVA INTENSA – Rodrigues ressalta que o Ironman foi uma prova desafiadora, que teve início às 7 da manhã, num domingo gelado, com prova de natação no mar. “Nesta parte da prova, já são separados os mais preparados dos menos preparados. Também é uma parte muito perigosa, pois no início acontecem muitas trombadas entre os participantes, as mãos inevitavelmente batem em outros competidores, sem contar o risco de afogamento. Mas existem muitos staffs - equipes de apoio da organização - que acompanham com barcos e caiaques. Após trombadas e batidas de mãos, começa a ficar mais tranquilo e conseguimos encaixar o ritmo”, relembra.

O atleta de Piracicaba teve dificuldades com os óculos, nos primeiros 10 minutos de natação, quando começou entrar água no acessório. “E a água do mar nos olhos é um problema. Resolvido isso, após os 2.000 metros iniciais, os atletas saem da água para uma pequena corrida de uns 30 metros na areia, onde se pode consumir água que a organização oferece, e algum tipo de alimentação rápida. Logo em seguida saímos para mais uma parte da natação, de 1.800 metros. Realizei a natação toda em uma hora e sete minutos”, detalha.

Após a natação, recorda Rodrigues, os atletas foram para a área de transição, onde são guardados óculos, toucas, roupas de borracha, e também ocorre o preparo, rapidamente, para o ciclismo. “São duas voltas de 90 km. Esta etapa também é muito delicada, pois a possibilidade de a prova acabar para o atleta ali é muito grande. Riscos de acidentes, problemas na bicicleta, como pneu furado, entre outros são o que mais vi acontecer com amigos e demais atletas. Após cinco horas e 25 minutos, cheguei para finalizar a prova, fazendo a maratona, a corrida de 42,2 quilômetros”, conta.

Apesar de estar desgastado pelo ciclismo, Rodrigues, que realizou um treinamento bastante eficiente, conseguiu terminar a maratona em 3 horas e 54 minutos. “Na corrida, eles servem hidratação e alimentação - banana, bolos, bisnagas, sal, água, Gatorade e Pepsi e sopa quente em copo, após as 17 horas - a cada dois quilômetros”, enfatiza.

Depois dessa primeira maratona, Anderson Rodrigues teve “férias merecidas” dos treinos, que duraram 15 dias. O tempo foi necessário para lidar com o desgaste físico e uma inflamação muscular na perna direita. De volta as competições bem mais leves que a do Ironman, o atleta se prepara para uma prova que será disputada no dia 6 de agosto, em Barra Bonita, na 4ª Etapa da Copa Interior de Triathlon Distância Sprint, modalidade curta. “Embora as competições sejam em equipes, os resultados são individuais. Tenho como objetivo continuar ganhando experiência nas competições, além de conhecer os lugares onde as provas acontecem”, projeta Rodrigues, ressaltando que outra maratona ainda não está em seus planos.


*FOTOS: Arquivo pessoal Anderson Rodrigues

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com