Instituto Histórico leva exposições de fotos ao Shopping

Iniciando o mês de junho com boas notícias, o Shopping Piracicaba recebe duas exposições gratuitas do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). As exposições estão no Espaço 30 Anos (corredor da Assaggio) e comemoram os 50 anos do Instituto e os 250 anos de Piracicaba. A primeira exposição, chamada Piracicaba, passado e presente, fica até 12 deste mês, com fotos de diferentes locais da cidade, como Rua do Porto, escolas, igrejas, Centro, estações e pontes, distribuídas em painéis.

As imagens são distribuídas em conjuntos de duas fotos, uma retratando o local entre os anos 1930 e 1950; e outra representando a atualidade. A intenção é mostrar como a cidade mudou do início do século 20 para o início do século 21 e, ao mesmo tempo, reviver as lembranças e memórias dos habitantes mais velhos e apresentar um pouco da história da cidade aos mais novos. As fotos são do acervo do IHGP.


As imagens são distribuídas em conjuntos de duas fotos


Já a exposição Bairros de Piracicaba, que fica de 12 a 30 de junho, é composta por fotos de dois bairros: Tanquã e Tupi. Com imagens atuais do chamado “pantanal piracicabano”, a mostra retrata o Tanquã e sua diversa fauna em uma parte do rio Piracicaba e da represa de Barra Bonita. JáTupi é retratado com fotos antigas de locais, estação de trem, escola, costumes e personagens que habitaram o bairro no início do século 20.

O objetivo é destacar dois bairros afastados do Centro de Piracicaba, que têm dinâmicas e culturas próprias e, muitas vezes, são pouco visitados, ou mesmo desconhecidos dos próprios piracicabanos. As fotos são de acervos particulares. A curadoria das duas exposições é de Carolina Martin.

INSTITUTO - Fundado em 1º de agosto de 1967, por iniciativa de um grupo de historiadores e pesquisadores, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) nasceu com a atribuição de acolher, organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à história e geografia da cidade. Atualmente, o IHGP é o principal centro de documentação e memória do município e importante fonte de pesquisas para estudantes, jornalistas e historiadores. É também uma ativa instituição cultural, responsável pela edição de livros e uma revista anual, organização de cursos, palestras, apoio didático para escolas e professores.

Entre os objetivos do IHGP estão o de promover e estimular pesquisas, cursos e certames culturais, excursões científicas, comemorações cívicas e outras iniciativas; reforçar a construção da identidade local; colaborar com os setores públicos e civis em trabalhos ligados à finalidade do Instituto, bem como na defesa do patrimônio histórico, especialmente do município e região de Piracicaba.


*FOTO: DIVULGAÇÃO

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com