Casa do Povoador é restaurada

Após processo de restauração, que respeitou as características originais de um dos prédios mais antigos de Piracicaba, a Casa do Povoador está reaberta ao público, desde o último dia 13 de maio. O espaço, que não realizava atividades em sua área interna desde o fim do ano passado, recebeu intervenções no telhado, madeiramento e pintura, garantindo a preservação de um dos locais mais icônicos da região da Rua do Porto. A Casa do Povoador é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Uma das principais intervenções no restauro contemplou o telhado do prédio, totalmente substituído por telhas novas, assim como a pintura externa e interna, renovada com base nas características originais da construção. O madeiramento do piso e das paredes, construídas em pedra e taipa de mão, também foi restaurado, com finalização em verniz.

Com o fechamento temporário da Casa, os 10 bonecos do Elias, que faziam parte do acervo permanente do espaço, também foram restaurados. Durante a restauração, os exemplares ficaram sob cuidado da equipe especializada da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, sob responsabilidade do restaurador Everson Bonazzi. “A Casa do Povoador é um dos espaços mais queridos dos piracicabanos e das centenas de turistas que passam pela região da Rua do Porto todas as semanas. Nada mais justo que oferecermos o devido cuidado a uma construção-símbolo de nossa cidade”, justifica a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

Casa do Povoador: um dos espaços mais queridos de piracicabanos e turistas


Segundo dados do Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Piracicaba (Codepac), a Casa do Povoador foi edificada no século 18, sendo considerada uma das construções mais antigas da região urbana da cidade. O edifício é tombado pelo órgão municipal e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Apesar da idade, a construção segue um modelo de engenharia avançado para a época. A escolha do local para sua construção levou em consideração as cheias do rio Piracicaba na região, tornando-a, até hoje, imune a enchentes. A Casa do Povoador fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Humor Gráfico - O Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu), órgão mantido pela Semac, foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2017, na categoria Instituição Cultural. A premiação anual agracia pessoas e entidades que fazem a diferença na Cultura paulista e está submetida à votação popular on-line no site www.premiogovernador.sp.gov.br. A votação acontece até nesta quarta-feira, 24.

Criado em 2000, o Cedhu é a entidade responsável pela organização de algumas das maiores iniciativas de incentivo ao humor gráfico do País, como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba - que em 2017 chega à sua 44ª edição -, o Salãozinho de Humor, voltado a crianças das redes pública e privada de ensino, a exposição Batom, Lápis & TPM, direcionada exclusivamente a artistas gráficas, além de outras exposições e mostras realizadas em parceria com outras instiuições brasileiras e Salões internacionais.

Para votar, basta acessar a sessão Instituição Cultural, na aba Votação, no site da premiação (www.premiogovernador.sp.gov.br). Além do Cedhu, participam também o movimento Capão Cidadão, os Institutos Alana e Tomie Ohtake (todos da capital paulista) e o Instituto CPFL, sediado em Campinas.


*FOTO: Matheus Souza

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com