Coaching: o auxílio após demissão

Quem já passou pela experiência de ser demitido, conhece o sentimento de insegurança que assombra os dias e meses seguintes ao anúncio ou constatação de estar sem emprego. Primeiro há o choque da nova realidade e logo depois vem a preocupação de como buscar novas oportunidades e de que forma conseguir uma recolocação no mercado. O profissional deve enfrentar e saber lidar com algumas fases até a busca por um novo trabalho e o processo de coaching pode ajudar neste período.

Conforme a coach de carreira Melissa Oliver, o medo de não se recolocar novamente é comum e o profissional, assim que perde o emprego, tende a passar por três fases diferentes: a de anestesia, desamparo ou revolta e tristeza, ou vergonha da situação. Segundo a profissional, na fase de anestesia, a pessoa aparenta tranquilidade e não demonstra nervosismo ou tristeza. “Na verdade é uma espécie de proteção que nosso corpo nos proporciona para segurar a alta carga de estresse do momento”, diz. Na fase de desamparo ou revolta, a intensidade desses sentimentos dependerá de fatores como personalidade, estrutura familiar ou responsabilidades assumidas (filhos, dívidas, contas do dia a dia), por exemplo. “Opiniões alheias e conselhos inapropriados de parentes e amigos podem gerar mais ansiedade e estresse nessa fase”, ressalta.

Melissa Oliver é coach de Carreira e Liderança, psicodramatista e especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas


Já na etapa da tristeza ou vergonha, tais sentimentos podem depender do motivo da demissão. “Se o profissional entendeu que sua demissão foi injusta, a tristeza pode ser profunda e até culminar em problemas de saúde como depressão, hipertensão, fobias, etc. No caso da demissão justificada ou até mesmo amigável, ainda assim, é comum sentir um pouco de vergonha de ter sido o ‘escolhido’ ao invés deste ou daquele colega”, afirma a coach. Ainda conforme Melissa, nessa fase é muito importante trabalhar a autoestima e o foco profissional, já que é comum as pessoas “tomarem decisões precipitadas que podem causar mais danos emocionais e financeiros”.

Nos últimos tempos, com a crise econômica, ter pessoas próximas enfrentando o cenário do desemprego se tornou algo corriqueiro. E cada vez mais se ouve falar no processo de coaching como ferramenta de auxílio para momentos como este. “O processo de coaching de carreira, num primeiro momento, pode ajudar no acolhimento desses sentimentos, frustrações e caos interno que uma demissão pode gerar. Daí em diante, o coaching ajuda no autoconhecimento e empoderamento das competências profissionais e pessoais que culmina na recuperação da autoestima e autonomia nas decisões”, detalha.

DE VOLTA AO MERCADO - Preparar-se para recolocação no mercado, segundo Melissa, pode não ser tão simples e depende de diversos aspectos. “Como, por exemplo, se a personalidade é mais otimista ou pessimista, o tipo de apoio emocional e financeiro que a pessoa dispõe, entre outros fatores que vão influenciar direta ou indiretamente a postura desse profissional no processo de recolocação. Por isso, o autoconhecimento é tão importante nesse período”, recomenda. Diante disso a autoconsciência é fundamental para traçar uma estratégia, enquanto profissional. “Na prática, isso significa postura mais segura numa entrevista de emprego, foco para fazer uso mais habilidoso da rede de contatos, autoestima para buscar novos contatos, entre outras questões”, salienta.

DICA DA COACH – De acordo com Melissa, o profissional deve respeitar todas essas etapas após a perda do emprego, já que as decepções e frustrações da vida profissional e pessoal podem fortalecer e trazer maturidade, desde que se saiba lidar com elas. “Mas isso leva um tempo, é um processo individual e contínuo. Quanto mais pressa e menos atenção dermos para nossas emoções, especialmente quando somos demitidos, mais fragilizados ficamos e isso reflete diretamente no desempenho profissional”, enfatiza a profissional.


*FOTO: Divulgação

Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com