15º Fentepira será totalmente virtual de 19 e 28 de novembro

Ao completar 15 anos de história, o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) chega a 2020 em um formato inédito. Pela primeira vez as apresentações gratuitas acontecerão de forma virtual, o que permitirá que pessoas de todo o mundo possam acompanhá-las. O festival, que neste ano, acontece entre os dias 19 e 28 de novembro, terá 10 espetáculos de Piracicaba, selecionados entre os 24 inscritos, além de dois convidados, de Itapira (SP) e Curitiba (PR). As transmissões acontecerão no YouTube, no canal Fentepira Oficial, e os interessados já podem se inscrever e ativar as notificações.



A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). “O Fentepira chega a sua 15ª edição em 2020, ano que nos impôs uma série de desafios por conta da pandemia de Covid-19. Não medimos esforços para realizar o festival nesse momento difícil e chegamos a esse formato virtual, que é muito interessante, porque permite que pessoas do mundo todo, por meio da internet, assistam espetáculos de grande qualidade, o que já se tornou tradição no evento. Estamos muito animados”, afirma a titular da SemacTur, Rosângela Camolese.


Foram selecionados os espetáculos Francisco – um guerreiro da paz (Cia. Te-Ato), Yaguaretéa (Cia. Amálgama de Teatro), Bejide Nos Prumos do Navegar (Coletivo Peneiras), Cordel do Mistério de Caiatú (Tragatralha Cia. de Teatro), A Turma (Roma Produções Artísticas), O Juiz de Paz na Roça (Companhia Teatral Ronaumrose), Muda por Amor (Cia D’Vergente de Teatro), Sobre Meninos, Mendigos e Poetas (Forfé Teatro), Desaparecidas (Companhia Efêmera de Teatro) e Maria, Sou Eu (Por Volta de Logo Depois).


As peças convidadas são Translúcido (Cia Talagadá - Teatro de Formas Animadas), de Itapira (SP) e Contos Proibidos de Antropofocus (Antropofocus), de Curitiba (PR). A Comissão de Seleção foi formada por Juliana Calligaris e Carlos Benne. “Os festivais de teatro proporcionam um encontro de profissionais que gera uma teia de trabalho artístico, favorecem a ativação de debates sobre o fazer artístico e oferecem espaço para circulação de ideias, vidas, aprendizado, evolução pessoal, coletiva, artística e, portanto, cidadã. Foi pensando na experiência do público com o material teatral em vídeo, na experiência e percurso das companhias que a curadoria realizou seu trabalho”, afirma Juliana Calligaris.


COMISSÕES

O 15º Fentepira terá uma Comissão Debatedora que, ao final dos espetáculos, realizará uma discussão reflexiva em torno da obra de arte apresentada, também em formato virtual. A Comissão é formada por Alexandre Matte, Fátima Cristina Monis e Thaís Dias. A Comissão Organizadora é formada por Jorge dos Santos Ferreira da Silva (SemacTur), Luiz Gustavo Maluf (SemacTur), Amanda Forti (SemacTur), Dayane Gabriele Bortoleto (SemacTur), Felipe de Menezes (Apite), Rosangela Pereira (Apite), Camila Amaral Tavares (Sesc), Mirella da Sena Cagliari (Sesi), Ricardo Moreira de Araújo (Senac), Fátima Cristina Monis (Sociedade Civil), Anelisa Ferraz (Movimento Liberdade Liberdade) e Edvaldo Oliveira (Movimento Liberdade Liberdade).


Leonardo Moraes é o diretor de Produção. Adriana Batista e Willy Siviero são os Coordenadores Gerais. “Este ano temos a missão de nos reinventarmos. Estamos trabalhando muito para entregar um festival totalmente adaptado ao ‘novo normal’, com qualidade, profissionalismo e, claro, tecnologia. O mais belo deste desafio todo é poder estreitar relações com os artistas locais, com nossos parceiros e, portanto, manter a tradição do nosso festival, que seguirá firme e forte”, diz Leonardo Moraes.




Posts em destaque
Postagens Recentes
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon

© 2017 by Eliana Teixeira. Proudly created with Wix.com